Oferta Formativa

Pré - Escolar

3 e 5 Anos

A Educação do Pré-Escolar (PE) integra crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.

O percurso de cada criança no Pré-escolar, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias. Embora o trabalho no PE tenha por base as Orientações Curriculares do Ministério da Educação, também são abordadas outras correntes pedagógicas da educação de infância, o que faz com que o trabalho seja diversificado e enriquecedor para cada criança.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade.

  • Saber mais

    Uma das metodologias pedagógicas que nos caracteriza, é a metodologia de trabalho de projeto, que valoriza a criança como um ser capaz e competente para resolver problemas e ultrapassar etapas através de pesquisas e investigações que realiza e partilha com outros. Trabalhando o método científico, ao longo deste processo, há lugar para a colaboração entre pares, educadores, família e comunidade envolvente. É uma metodologia enriquecedora na construção de conhecimento por parte das crianças que pode ser levada a cabo individualmente, em pequeno grupo, ou por toda a turma.

    No PE utiliza-se o portefólio individual da criança, que consiste numa coleção de trabalhos/evidências do crescimento da mesma, nas diferentes áreas de desenvolvimento, de modo a poder recolher informação acerca dos progressos individuais de cada uma. Como se trata de Portfolios de Aprendizagem, envolvem as crianças na avaliação do seu próprio trabalho, permitindo que ela revisite experiências, reflita sobre as suas expetativas, envolvendo-se na sua aprendizagem e melhoria.

    O Programa de Promoção de Competências Linguísticas destina-se às crianças dos 4 e 5 anos, englobando os domínios considerados fundamentais para o sucesso das aprendizagens de toda a escolaridade.

    A Música, a Educação Física e o Inglês, da responsabilidade de professores especializados, integram a formação das crianças, bem como a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com a Formação Cristã.

    a das metodologias pedagógicas que nos caracteriza, é a metodologia de trabalho de projeto, que valoriza a criança como um ser capaz e competente para resolver problemas e ultrapassar etapas através de pesquisas e investigações que realiza e partilha com outros. Trabalhando o método científico, ao longo deste processo, há lugar para a colaboração entre pares, educadores, família e comunidade envolvente. É uma metodologia enriquecedora na construção de conhecimento por parte das crianças que pode ser levada a cabo individualmente, em pequeno grupo, ou por toda a turma.


    No PE utiliza-se o portefólio individual da criança, que consiste numa coleção de trabalhos/evidências do crescimento da mesma, nas diferentes áreas de desenvolvimento, de modo a poder recolher informação acerca dos progressos individuais de cada uma. Como se trata de Portfolios de Aprendizagem, envolvem as crianças na avaliação do seu próprio trabalho, permitindo que ela revisite experiências, reflita sobre as suas expetativas, envolvendo-se na sua aprendizagem e melhoria.


    O Programa de Promoção de Competências Linguísticas destina-se às crianças dos 4 e 5 anos, englobando os domínios considerados fundamentais para o sucesso das aprendizagens de toda a escolaridade.


    A Música, a Educação Física e o Inglês, da responsabilidade de professores especializados, integram a formação das crianças, bem como a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com a Formação Cristã.


1º Ciclo do Ensino Básico

1º, 2º,3º, 4º Anos

A valência do 1º Ciclo abrange os grupos do 1º, 2º, 3º e 4º Anos

O percurso de cada criança, no 1º Ciclo, tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.

O objetivo da Formação Integral é particularmente importante nesta fase. Cada criança é, antes de tudo, uma Pessoa, e não apenas um Aluno.

  • Saber mais

    O Currículo é constituído pelo Português, Matemática e Estudo do Meio da responsabilidade das professoras titulares de turma; a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com a Formação Cristã; a Música, a Educação Física, as Artes Visuais e o Inglês, da responsabilidade de professores especializados.

    O Inglês, já iniciado no Pré-escolar, segue agora o currículo e estrutura da University of Cambridge, o que permite uma formação profunda e (opcionalmente) certificada pela UC.

    Tendo em conta a importância do domínio da língua materna (Português) como chave para a construção do conhecimento, o exercício de uma verdadeira cidadania e a criação de relações interpessoais, desenvolvem-se também no Colégio (como oferta de escola) o Projeto de Promoção da Leitura e da Escrita (disciplina anual) e Oficina da Criatividade (disciplina semestral).

    Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas.

    Aqui ganham especial destaque os Cenários de Aprendizagem, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente sala de aula. O processo de construção de cenários, disponibilizado pelo projeto Future Classroom Lab da European Schoolnet  (EUN) incentiva os professores a tornarem-se “designers de aprendizagem”, a refletirem e a organizarem uma série de atividades, concentrando-se naquilo que os alunos vão fazer para aprender, visando o desenvolvimento das suas competências para o século XXI, proporcionando uma aprendizagem mais estimulante e motivadora: aprendizagem colaborativa, aprendizagem baseada em projetos, aprendizagem invertida, aprendizagem personalizada, etc. As atividades letivas do 1º Ciclo decorrem das 08.40 h às 16.30 h  estando disponíveis, no final das mesmas, Atividades Extracurriculares diversas e a Sala de Estudo (com caráter facultativo).




2º e 3º Ciclos do Ensino Básico

5º ao 9º Ano

A valência do 2º e 3º Ciclos abrange todos os alunos do 5º ao 9º ano de escolaridade.

O percurso de cada um dos nossos alunos tem como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Tal como nos restantes níveis, a intencionalidade é que cada um seja Autor da sua Vida e também Transformador da Realidade, na construção do seu Projeto Vital.

Mantém-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal, embora esta fase corresponda, em termos de aprendizagem, a uma diversificação e especialização do currículo.

  • Saber mais

    O Currículo é constituído pelo Português, Inglês (mantendo a estrutura, currículo e possibilidade de certificação da University of Cambridge), Francês ou Espanhol (a partir do 7º ano), História/Geografia, Matemática, Ciências da Natureza/Físico-Química, Educação Musical, Educação Visual, Educação Física, Educação Tecnológica; a Educação da Interioridade, que está na base e mantém estreita relação com Educação Moral e Religiosa Católica; as disciplinas de Tecnologia da Informação, Expressão Dramática e História da Arte e da Cultura. Algumas disciplinas são particularmente reforçadas no que se refere à carga letiva semanal.

    Importante neste contexto é a disciplina de Formação Cívica, um tempo semanal orientado por cada Diretor de Turma, necessário para a gestão de cada grupo e que conta, muitas vezes, com a estreita colaboração do Serviço de Psicologia e Serviço de Enfermagem.

    Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas.

    Aqui ganham especial destaque os Projetos de Gestão de Currículo, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente de sala de aula. São também importantes os Projetos de Participação dos Alunos, formal ou informalmente estabelecidos ao longo do ano.


    Por último, uma dimensão formativa importante, a da Solidariedade e Responsabilidade social, traduzida no envolvimento e participação direta no grupo de voluntariado do Colégio, Sementes da Paz, ou nas ações e dinâmicas por ele propostas.

    Na construção do Projeto Vital Pessoal colabora estreitamente o Serviço de Psicologia, desenvolvendo um profundo e personalizado processo de Orientação Vocacional, desde o 8º Ano.

    As atividades letivas do 2º e 3º Ciclos decorrem todos os dias, desde as 08.30 h, todas as manhãs e três (8º e 9º anos) ou quatro tardes (5º, 6º e 7º anos). 

    Os alunos têm ao seu dispor a sala de estudo e os grupos de apoio das várias disciplinas.



Ensino Secundário

10º, 11º, 12º Anos

A valência do Ensino Secundário abrange os alunos do 10º, 11º e 12º anos.

O percurso de cada um dos nossos alunos mantém neste nível como referenciais o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias, bem como as Aprendizagens Essenciais, previstas no Currículo Nacional.

Nesta fase do seu desenvolvimento, cada aluno confronta-se já com a construção que foi fazendo do seu Projeto Vital, assumindo-o e enriquecendo-o, perante si e perante os outros.

Embora mantendo-se o objetivo da Formação Integral, da formação pessoal global, o percurso no ensino secundário corresponde às opções que cada um fez, tendo em vista um percurso de formação superior adequado aos seus interesses, competências e desejos.

  • Saber mais

    O Currículo é constituído pelas disciplinas que integram cada um dos Cursos Científico Humanísticos existentes no Colégio: Ciências e Tecnologias, Ciências Socio-Económicas, Línguas e Humanidades e Artes Visuais. Em várias, há um claro reforço da carga letiva semanal, de modo a que os alunos possam adequar, com tranquilidade, a sua formação.

    Metodologicamente, a construção, desenvolvimento e gestão do currículo são feitos com recurso a estratégias diversificadas, dentro das Metodologias de Aprendizagem Significativas, incluindo ainda Projetos de Gestão de Currículo, que descrevem abordagens pedagógicas centradas no aluno que vão ser colocadas em prática por um determinado grupo de professores, em ambiente de sala de aula.

    São particularmente importantes, no ensino secundário, os Projetos de Participação dos Alunos, formal ou informalmente estabelecidos ao longo do ano, como, por exemplo, Projeto de Organização dos Recreios, Associação de Estudantes, Projetos Solidários, etc.

    Estando em permanente construção, o Serviço de Psicologia mantém a sua colaboração na construção do Projeto Vital Pessoal.

    Por último, todos têm a possibilidade de certificar as suas aprendizagens de Inglês, através da realização dos exames da University of Cambridge, pelo menos até ao nível CEA.

    O horário letivo é reforçado com Aulas de Apoio de várias disciplinas, que os alunos podem frequentar sistemática ou esporadicamente.

    As atividades letivas do ensino secundário decorrem todos os dias, desde as 08.20 h, todas as manhãs e em três tardes.



Calendário Escolar 2023-2024

Manuais Escolares 2023-2024


Preçário


Atividades Extracurriculares


Exames

Share by: