Oferta Formativa

Pré - Escolar

3 e 5 Anos

Primeiros Passos…

Entre os 3 e os 6 anos, durante a educação pré-escolar, estruturam-se os primeiros passos de um caminho de desenvolvimento e aprendizagem que visa construir um projeto vital marcado duas dimensões fundamentais: ser protagonista da sua própria vida e transformador da realidade.

O trabalho pedagógico é orientado por referenciais internos como o Perfil dos Alunos dos Centros Educativos das Irmãs Doroteias (PACEID)e a Escola que Queremos (EQQ) e pelas Orientações Curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE), sempre com o foco no desenvolvimento integral do aluno e no seu progresso individual, conduzindo cada criança ao seu máximo potencial.

Desenvolvimento integral

Com um cuidado e atenção personalizados e uma ação pedagógica intencional, fundamentada e estruturada, promovemos o desenvolvimento de cada criança nas suas múltiplas vertentes (físico, intelectual, emocional, social, espiritual). Para tal, o educador proporciona experiências diversificadas nas diferentes áreas do desenvolvimento, integrando experiências de vários domínios na mesma atividade, com recurso a várias correntes

pedagógicas, de acordo com os seus objetivos educacionais. Privilegiamos o trabalho de envolvimento direto do educador com as crianças, intencionalizando a rede curricular em situações de aprendizagem diversificadas.

A Pessoa no centro da ação pedagógica

A equipa de sala é composta por uma educadora de infância e por uma auxiliar de ação educativa que acompanham o mesmo grupo durante 3 anos. Integram também a equipa pedagógica, os professores de Inglês, Música e Educação física que dinamizam atividades uma a duas vezes por semana.

O trabalho pedagógico é marcado por uma relação próxima com as famílias e por uma cultura de envolvimento e partilha entre colaboradores, pais e crianças que coloca a Pessoa no centro.

Cada criança é convidada a conhecer-se como pessoa autêntica e confiante, capaz de interagir com o mundo de forma ativa, responsável e construtiva. Para tal são usadas metodologias diversas como a Metodologia de Projeto, os instrumentos de organização social, as Assembleias de Grupo ou o Portfolio Individual. A participação ativa das crianças na vida escolar, em projetos solidários e nas diferentes dinâmicas pedagógicas, o trabalho cooperativo entre salas e a abertura à comunidade e ao meio, são também experiências chave nesta faixa etária.

Através da educação da interioridade as crianças aprendem a conhecer-se e a reconhecer as emoções em si e no outro, a saber refletir e escutar (a si próprio e ao outro) e a saber parar para progressivamente discernir a amar.

Privilegiamos também o contacto com a natureza através da área da exploração, do projeto horta pedagógica e das várias vistas a espaços verdes da cidade.

A área da criatividade visa cultivar o sentido estético e a resolução criativa de problemas, bem como a exploração sensorial e educação ambiental através de múltiplos recursos para exploração livre ou orientada.

Reconhecemos a importância do tempo para brincar para o desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais e sociais, garantindo momentos interação livre ao longo do dia, sempre acompanhados por um adulto.

São também dinamizados programas de promoção do desenvolvimento sócio-emocional e de educação para a saúde, em conjunto com os Serviços de Psicologia e Enfermagem.